Placar - O futebol sem barreiras para você

Mais fiascos que sucessos: quais são as contratações mais caras do futebol

Compõem a lista nomes como Lukaku, Coutinho, Grealish, Bale, Higuaín, Maguire, Pogba e outros; PLACAR separa quem foi frustração, sucesso ou mediano

Por Maria Fernanda Lemos |
Nomes de peso compõem o top-15 de transferências -

Nomes de peso compõem o top-15 de transferências -

O vai e vem de atletas na janela de transferência do futebol europeu é sempre um momento aguardado e que movimenta milhões de euros a cada temporada. Recheada de expectativas, alguns atletas fazem jus ao grande investimento, enquanto outros frustram clube e torcida.

Assine #PLACAR a partir de R$ 9,90/mês. Não perca!

PLACAR separou as quinze transações mais caras da história do futebol e dividiu os fracassos, os medianos e os sucessos entre eles. Confira:

FRACASSOS

Philipe Coutinho
2018: Liverpool – Barcelona

Coutinho não emplacou no Barça –

O Barcelona pagou caro, cerca de 163 milhões de euros (633 milhões de reais à época), para tirar o meia-atacante brasileiro do Liverpool, em 2018. É a terceira transação mais cara da lista. A passagem, porém, foi marcada por lesões e pouco protagonismo.

Eden Hazard
2019: Chelsea – Real Madrid

Hazard decepcionou até aqui no Real –

Após temporadas de destaque pelo clube londrino, Hazard não vingou no Real. Foram 46 jogos e apenas 6 gols. O clube investiu cerca de 100 milhões de euros  (440 milhões de reais à época) no atacante.

Harry Maguire
2019: Leicester City – Manchester United

Maguire sofre com questionamentos no United –

Zagueiro mais caro da história do futebol mundial, Maguire é capitão da equipe e alvo constante de críticas da torcida dos Diabos Vermelhos. Há três temporadas foi adquirido pelo United por 87 milhões de euros (370 milhões de reais à época) e segue questionado.

João Felix
2019: Benfica – Atlético de Madrid

João Félix em gol marcado na última Champions –

Com 18 anos, João Felix foi negociado por 126 milhões de euros (543 milhões de reais) em julho de 2019. Uma bela venda do Benfica. Em três temporadas em Madri, o atleta tem média de 25 jogos como titular e poucos gols.

Antonie Griezmann
2019: Atlético de Madrid – Barcelona

Antoine Griezmann em ação pelo Barcelona

A passagem de Griezmann por Barcelona rendeu bem menos do que poderia. O valor da venda foi de 120 milhões de euros (505 milhões de reais à época) e um contrato longo de cinco anos. O casamento, porém, terminou antes e sem grandes feitos. O francês acertou o seu retorno ao Atlético ano passado.

Romelu Lukaku
2021: Inter de Milão – Chelsea

Lukaku, a contratação mais cara da era Abramovich –

Apontado como um fiasco, a segunda passagem de Lukaku pelo Chelsea foi improdutiva e polêmica. O clube desembolsou 115 milhões de euros (704 milhões de reais à época) e o retorno do atacante foi tímido: 15 gols em 44 jogos disputado. Ele está de volta à Inter de Milão por empréstimo.

Ousmane Dembélé
2017: Borussia Dortmund – Barcelona

Dembele desapontou já nas embaixadinhas na apresentação –

O Barcelona desembolsou cerca de 105 milhões de euros (392 milhões de reais) para levar o atacante. Sem espaço no time, o jogador marcou apenas 32 gols em cinco temporadas. Seu contrato encerrou este ano e ele está sem clube.

Paul Pogba
2016: Juventus – Manchester United

Pogba pode retornar à Juventus –

Mais um que pouco produziu, Pogba vive dias conturbados no United. O clube inglês investiu 105 milhões de libras (756 milhões de reais à época) no volante e teve pouquíssimo retorno.

NA MÉDIA

Neymar
2017: Barcelona – Paris Saint-Germain

Neymar atuou em 28 partidas na temporada 2021/22 –

Maior contratação da história do futebol, o Paris Saint-Germain investiu 222 milhões de euros (821 milhões de reais à epoca) no brasileiro. Autor de 30 gols e 59 jogos nas últimas duas temporadas, Neymar sofreu desgastes internos, mas segue como peça importante no PSG.

Jack Grealish
2021: Aston Villa – Manchester City

Jack Grealish herdou a camisa 10 de Agüero –

Investimento alto, de 117 milhões de euros (718 milhões de reais à época), assim como a expectativa. Apesar de não ter acumulado altos números, a primeira temporada de Grealish no City foi mediana: 39 jogos, 6 gols e 4 assistências.

Cristiano Ronaldo
2019: Real Madrid – Juventus

Cristiano Ronaldo na passagem pela Juve –

Gols, títulos e desgastes também marcaram a trajetória de CR7 na Juventus. A transação é a 10ª maior do futebol em 100 milhões de euros (447 milhões de reais à época)

Gareth Bale
2013: Tottenham – Real Madrid

Bale encerrou o seu ciclo no Real –

O atacante galês também está na lista das maiores transações do futebol. Ao lado de CR7 e Hazard, foi adquirido por 100 milhões de euros há nove anos.

Gonzalo Higuaín
2016: Napoli – Juventus

Higuaín é a 14ª transação mais cara do futebol –

Hoje jogador do Miami, dos Estados Unidos, o atacante argentino foi comprado pela Juventus por 90 milhões de euros (322 milhões de reais à época). A temporada de estreia foi consistente: 55 jogos e 32 gols.

 

SUCESSOS

Kylian Mbappé
2018: Monaco – Paris Saint-Germain

Mbappé foi destaque do trio MNM –

Artilheiro do campeonato francês por quatro temporadas consecutivas desde que chegou ao PSG, Mbappé fez jus ao investimento. O PSG investiu cerca de 180 milhões de euros no atacante – e renovou até 2025 com alta cifra.

Cristiano Ronaldo
2009: Manchester United – Real Madrid

Cristano Ronaldo marcou mais de 400 gols pelo Real –

Ídolo do Real Madrid, autor de 450 gols em 438 jogos e quatro Champions, Cristiano Ronaldo é outro caso de sucesso. Então com 18 anos e despontando no United, o jogador foi comprado pelo clube espanhol por 94 milhões de euros (256 milhões de reais à época)

Ainda não assina Star+?! Clique aqui para se inscrever e ter acesso a jogos ao vivo, séries originais e programas exclusivos da ESPN

Sair da versão mobile