Placar - O futebol sem barreiras para você

João Neves: quem é a nova joia de R$ 431 milhões do PSG

Aos 19 anos, destaque do Benfica comparado a Moutinho chega ao clube francês como mais uma jovem aposta após era das estrelas

Por Da redação |
João Neves já treina com demais companheiros de clube na pré-temporada - PSG/Divulgação

João Neves já treina com demais companheiros de clube na pré-temporada - PSG/Divulgação

Paris Saint-Germain anunciou nesta semana a contratação do meio-campista João Neves, do Benfica. Chamou atenção as cifras envolvendo a joia de apenas 19 anos: 70 milhões de euros (R$ 431 milhões pela cotação atual). O clube francês ainda emprestou o volante Renato Sanches aos portugueses.

Neves é canhoto e tem apenas duas temporadas como profissional, sendo só a última delas como titular. Chegou a ser comparado pelo estilo com o meia João Moutinho, hoje no Sporting Braga, com 146 jogos pela seleção portuguesa.

“Vejo muita qualidade no João Neves. Um jogador extremamente inteligente, que se posiciona muito bem e tem uma agressividade muito grande. Se formos ver em termos de características, de altura, de posição e do que fazemos dentro de campo temos semelhanças, sim. Tem um futuro brilhante pela frente e nota-se que tem cabeça e tranquilidade para fazer o que mais gosta que é jogar futebol”, avaliou Moutinho, em entrevista ao canal português Sport TV.

Lançado na temporada 2022/23 pelo técnico alemão Roger Schmidt, atuou em 20 partidas pelos Águias, sendo titular em seis delas. Foi na última, porém, que conseguiu de vez espaço na equipe titular: 55 jogos, três gols e uma assistência.

“Claro que assusta [essa transferência], saio da minha zona de conforto. Recebo muito carinho aqui e agora vou sair para um país diferente, para uma realidade diferente, língua diferente, ainda não estou muito seguro do que é que eu posso fazer lá, mas vou dar o meu máximo”, disse o jovem jogador em entrevista à TV do cube.

Aos 19 anos, João Neves teve no técnico Roger Schmidt uma espécie de pai no futebol. Com ele, corrigiu uma insistente forma de jogar com passes curtos. “Ele tentou me fazer jogar menos curto, porque é um estilo meu desde muito jovem, para tentar ver o jogo mais a frente. As linhas mais a frente”, contou.

O jogador estreou oficialmente pelo time principal do Benfica em uma partida contra o Sporting Braga, em 11 de dezembro de 2022. Antes disso, já havia atuado pela equipe B. Não marcou muitos gols, mas conquistou respeito da torcida ser decisivo com gols nos dérbis diante do Sporting.

A nova aposta do PSG assinou um contrato válido por cinco temporadas, até 2029, dando continuidade a uma mudança no estilo de contratações após contratar inúmeros jogadores de peso do futebol mundial como Neymar, Lionel Messi, Sérgio Ramos, Kylian Mbappé e outros que estiveram no clube nos últimos anos.

No meio-campo, ele se junta a nomes como do uruguaio Manuel Ugarte, de 23 anos, Vitinha, 24, Gabriel Moscardo, 20, além de jovens das categorias de base. Na última temporada, o clube também apostou na contratação de Lucas Beraldo, 20, e Gonçalo Ramos, 23.

Sair da versão mobile