Placar - O futebol sem barreiras para você

Southgate deixa comando da Inglaterra após vice da Euro

Técnico levou a seleção inglesa a duas finais da competição europeia, mas terminou ciclo de quase oito anos no comando sem nenhum título

Por Da redação |

Gareth Southgate, ex-técnico da Inglaterra - Divulgação / @England

A Inglaterra anunciou nesta terça-feira, 16, a saída de Gareth Southgate do comando da seleção. Dois dias depois do vice-campeonato da Eurocopa, o ciclo do técnico que estava à frente da equipe nacional havia quase oito anos chegou ao fim.

o ex-jogador assumiu o comando da seleção principal em setembro de 2016. Antes disso, ele havia liderado a equipe sub-21 da Inglaterra e o Middlesbrough, clube em que encerrou a carreira nos campos e logo trabalhou no cargo de treinador.

Durante seu período como técnico da seleção, Southgate levou a Inglaterra a duas finais de Euro, mas sem nenhum êxito, apesar da badalada geração. Na final da Eurocopa em 2021, realizada em Wembley, Londres, os ingleses perderam para a Itália nos pênaltis, após empate em 1 a 1. Em 2024, a equipe novamente chegou à final da Eurocopa, mas foi superada pela Espanha, em Berlim, por 2 a 1, na prorrogação.

Além disso, a Inglaterra conquistou o quarto lugar na Copa do Mundo de 2018, na Rússia, perdendo a semifinal para a Croácia, e foi eliminada nas quartas de final do torneio de 2022, no Catar, pela França. Por outro lado, também foi rebaixada na Nations League.

Ao longo de seus 102 jogos no comando da seleção, Southgate acumulou 61 vitórias, 24 empates e 17 derrotas. Apesar do aproveitamento alto, o seu nome era muito contestado.

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.

‎Siga o canal PLACAR no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias

Sair da versão mobile