Placar - O futebol sem barreiras para você

Murer enfrentará Isinbayeva em último teste antes dos Jogos

A brasileira Fabiana Murer, bicampeã mundial do salto com vara, disputará sua última competição antes dos Jogos Olímpicos de Londres nesta sexta-feira, na etapa de Mônaco da Liga de Diamante, e travará seu primeiro duelo da temporada com sua maior rival, a russa Yelena Isinbaeva. Bicampeã olímpica em Atenas-2004 e em Pequim-2008, a ‘Czarina’ Isinbayeva […]

Por Da Redação |
Veja.com

Veja.com

A brasileira Fabiana Murer, bicampeã mundial do salto com vara, disputará sua última competição antes dos Jogos Olímpicos de Londres nesta sexta-feira, na etapa de Mônaco da Liga de Diamante, e travará seu primeiro duelo da temporada com sua maior rival, a russa Yelena Isinbaeva.

Bicampeã olímpica em Atenas-2004 e em Pequim-2008, a ‘Czarina’ Isinbayeva teve uma preparação conturbada e fez sua estreia ao ar livre apenas no dia 10 de julho, em Sotteville, na França, quando venceu a prova ao saltar 4,75 m, dois centímetros atrás da melhor marca do ano (4,77 m), que justamente pertence a Murer.

“Estou em forma, os últimos meses foram muito difíceis, mas em Sotteville, senti que tinha condições de saltar muito mais alto. Estou mais confiante agora e espero vencer a prova amanhã (sexta-feira) e conseguir um grande resultado”, declarou a musa russa.

Isinbayeva tem grandes ambições em Mônaco, cidade onde mora há alguns anos, e já avisou que tinha como meta superar a marca de Murer e “por que não”, seu próprio recorde mundial 5,06 m.

Além da ‘Czarina’, Fabiana Murer terá que enfrentar outras fortes rivais, entre elas a também russa Svetlana Feofanova, a britânica Holly Bleasdeale e a francesa Vanessa Boslak.

Outro brasileiro com chances de medalhas em Londres vai competir em Mônaco, o jovem Mauro Vinícius da Silva, o ‘Duda’, de 25 anos, que surpreendeu a todos em março ao se sagrar campeã mundial indoor do salto em distância em Istambul.

Ele terá como adversário nesta sexta-feira um velho conhecido do Brasil, o panamenho Irving Saladino, atual campeão olímpico da modalidade, que treinou muitos anos no país com Nélio Moura, técnico da brasileira Maurren Maggi, que também conquistou o ouro em Pequim-2008.

Nas provas de velocidade, na ausência dos jamaicanos Usain Bolt e Yohan Blake, o americano Tyson Gay, que participará do revezamento 4×100 m, será uma das principais estrelas do Meeting desta sexta-feira.

“Treinei, me reencontrei com os amigos e tudo correu bem” declarou Gay, que passou a semana em Mônaco com os demais membros da equipe de atletismo dos Estados Unidos.

Nos 110 m com barreiras, a competição não contará com a presença os dois últimos campeões olímpicos, o chinês Liu Xiang (ouro em Atenas-2004) e o cubano Dayron Robles (ouro em Pequim-2008), mas terá um duelo interessante entre o atual campeão mundial, o americano Jason Richardson, e seu compatriota Aries Merritt, dono da melhor marca do ano (12.93).

– Principais participantes da etapa de Mônaco da Liga de Diamante:

Masculino

200 m: Wallace Spearmon (EUA, Churandy Martina (HOL), Nickel Ashmeade (JAM)

400 m: LaShawn Merritt (EUA), Kévin Borlée (BEL), James Kirani (GRN), Jeremy Wariner (EUA)

800 m: Abubaker Kaki (SUD)

Continua após a publicidade

1500 m: Asbel Kiprop (QUE), Nixon Kiplimo Chepseba (QUE), Yoann Kowal (FRA)

110 m com barreiras : Aries Merritt (EUA), Jason Richardson (EUA), David Oliver (EUA), Sergey Shubenkov (RUS), Garfield Darien (FRA), Dimitri Bascou (FRA)

3000 m obstáculos: Paul Koech (QUE), Richard Mateelong (QUE)

Salto em distância: Mitchell Watt (AUS, Irving Saladino (PAN), Mauro Vinícius da Silva (BRA)

Salto em altura: Jesse Williams (EUA), Robbie Grabarz (GBR), Erik Kynard (EUA), Mickaël Hanany (FRA)

Jabalina: Vadims Vasilevskis (LAT)

Revezamento 4×100 m: Justin Gatlin (EUA), Tyson Gay (EUA)

Feminino

100 m: Kerron Stewart (JAM), Tianna Madison (EUA), Blessing Okagbare (NIG), Ivet Lalova (BUL), Myriam Soumaré (FRA)

800 m: Yelena Kofanova (RUS), Irina Maracheva (RUS), Elodie Guégan (FRA)

3000 m: Mimi Belete (BRN), Christine Bardelle (FRA)

400 m com barreiras: Lashinda Demus (EUA)

Salto triplo : Caterine Ibargüen (COL), Tatyana Lebedeva (RUS), Olga Rypakova (CAZ)

Salto com vara: Yelena Isinbayeva (RUS), Holly Bleasdeale (GBR), Svetlana Feofanova (RUS), Fabiana Murer (BRA), Vanessa Boslak (FRA)

Disco: Nadine Müller (ALE), Stephanie Brown-Trafton (EUA), Mélina Robert-Michon (FRA)

Revezamento 4×100 m: Allyson Felix (EUA), Carmelita Jeter (EUA)

Continua após a publicidade
Sair da versão mobile