Placar - O futebol sem barreiras para você

Messi, Cristiano Ronaldo e Iniesta, indicados à Bola de Ouro 2012

Neymar, de novo, é indicado a autor do gol mais bonito da temporada

Por Da Redação |
Veja.com

Veja.com

A Fifa anunciou nesta quinta-feira o argentino Lionel Messi, o português Cristiano Ronaldo e o espanhol Andres Iniesta como os finalistas ao prêmio de melhor jogador do mundo em 2012. Os três foram selecionados numa lista de 23 indicados, que tinha Neymar como único brasileiro, e disputam o troféu que será entregue dia 7 de janeiro, em Zurique, na Suíça. Neymar foi indicado mais uma vez ao gol mais bonito da termporada – levou o prêmio em 2011 -, disputando com Falcão e Stoch, e Marta foi indicada como melhor jogadora do ano, concorrendo com as americanas Alex Morgan e Amby Wamback, campeãs olímpicas nos Jogos de Londres 2012.

Leia também:

Leia também: Lionel Messi, o melhor do mundo

Messi é o grande favorito para ganhar o prêmio da Fifa pelo quarto ano seguido. Cristiano Ronaldo aparece novamente como seu principal rival. O português também já foi eleito o melhor do mundo em 2008, quando ainda estava no Manchester United, mas vem sendo superado pelo argentino do Barcelona nas três últimas eleições. Enquanto isso, Iniesta corre por fora e busca uma vitória inédita.

Leia também:

Leia também: Lionel messi: ‘Nunca competi com Cristiano ronaldo’

Criado em 1991 pela Fifa, o prêmio de melhor jogador do mundo passou a ser chamado há dois anos de Bola de Ouro, numa junção com a premiação da revista francesa France Football, que existia desde 1956. E, considerando os vencedores dessas duas disputas, Messi pode se tornar agora o recordista histórico, como o único a ganhar quatro vezes como o principal destaque do futebol mundial na temporada.

Leia também:

Leia também: ‘Ser humilde demais não é bom’, afirma Cristiano Ronaldo

Continua após a publicidade

Aos 25 anos, Messi vem se superando a cada temporada. Neste ano, ele já conseguiu fazer 82 gols e está a apenas três do recorde histórico do alemão Gerd Müller, que marcou 85 vezes em 1972. Além disso, continua brilhando com a camisa do Barcelona e tem sido capaz de repetir as ótimas performances também na seleção argentina. Diante desse cenário, desponta novamente como favorito ao prêmio de melhor do mundo.

Leia também:

Leia também: Cristiano Ronaldo – ‘rico, bonito e bom’ – mas sempre em 2º

Cristiano Ronaldo também teve um ano incrível. Aos 27 anos, o astro português comandou o Real Madrid na conquista do título do último Campeonato Espanhol, acabando com a supremacia nacional do Barcelona. E ainda conseguiu se destacar na Eurocopa, que aconteceu entre junho e julho, na Polônia e na Ucrânia, quando levou a seleção de Portugal à semifinal, perdendo apenas nos pênaltis para a futura campeã Espanha.

O terceiro finalista deste ano é Iniesta, que entra na disputa como o representante da principal seleção do futebol mundial no momento – a Espanha é a atual campeã mundial e bicampeã europeia. Aos 28 anos, o meia do Barcelona foi eleito o melhor jogador da última Eurocopa, o que o credencia para estar agora na premiação da Fifa. Mas, diante de Messi e Cristiano Ronaldo, ele sabe que é o grande azarão.

Foram indicados ainda a melhor técnico do ano o português José Mourinho e os espanhóis Pep Guardiola e Vicente del Bosque.

(Com Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade
Sair da versão mobile