BBC elege Ayrton Senna o melhor piloto de todos os tempos
Lista ainda tem outros dois brasileiros: Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi
A rede de comunicação estatal britânica, BBC, elegeu o brasileiro Ayrton Senna como o maior piloto da história da Fórmula 1. Um perfil de Senna, campeão mundial em 1988, 1990 e 1991, foi publicado no site da emissora, nesta terça-feira, na eleição para escolher os 20 melhores pilotos da categoria. Os perfis, segundo a BBC, começaram a ser publicados no primeiro semestre e o de Senna encerrou a série – os votos foram dados por jornalistas que trabalham na cobertura do Mundial para a rede britânica.
Leia também:
Ayrton Senna é eleito melhor piloto da história da McLaren
Ayrton Senna, ídolo brasileiro e mito da Fórmula 1
“Provavelmente nenhum piloto da Fórmula 1 tenha se dedicado mais ao esporte e dado mais de si em sua busca pelo sucesso. Ele era uma força da natureza, uma combinação incrível de muito talento e, em alguns casos, uma determinação espantosa”, diz o texto no site da BBC. O perfil elaborado pelos jornalistas britânicos aponta ainda que a morte de Senna, em 1º de maio de 1994 no GP de San Marino, “talvez tenha dado à sua lenda um brilho romantizado”.
Leia também: Confira a classificação do Mundial 2012 de Fórmula 1 Para a BBC, Senna parecia “um herói romântico, com carisma para acalmar qualquer sala, a eloquência de um poeta e a espiritualidade com que milhões sentiam se identificar. Seus olhos eram uma janela para uma alma de complexidade e volatilidade”. A lista da BBC conta com outros dois brasileiros. Nelson Piquet, na 16ª colocação, logo à frente de Emerson Fittipaldi. Leia também: Ayrton Senna: há 18 anos, a morte antes da curva A lista completa: 1: Ayrton Senna (Brasil)
2: Juan Manuel Fangio (Argentina)
3: Jim Clark (Grã-Bretanha)
4: Michael Schumacher (Alemanha)
5: Alain Prost (França)
6: Stirling Moss (Grã-Bretanha)
7: Jackie Stewart (Grã-Bretanha)
8: Sebastian Vettel (Alemanha)
9: Niki Lauda (Áustria)
10: Fernando Alonso (Espanha)
11: Alberto Ascari (Itália)
12: Gilles Villeneuve (Canadá)
13: Nigel Mansell (Grã-Bretanha)
14: Mika Hakkinen (Finlândia)
15: Lewis Hamilton (Grã-Bretanha)
16: Nelson Piquet (Brasil)
17: Emerson Fittipaldi (Brasil)
18: Jack Brabham (Austrália)
19: Graham Hill (Grã-Bretanha)
20: Jochen Rindt (Áustria)
(Com agência Gazeta Press)