Placar - O futebol sem barreiras para você

Aurélio Miguel revela como ajudou Mayra Aguiar a ganhar o bronze

Aurélio Miguel, primeiro campeão olímpico da história do judô brasileiro, revelou nesta quinta-feira à AFP como ajudou a jovem Mayra Aguiar a se motivar para conquistar o bronze nos Jogos Olímpicos após ter sido derrotada nas semifinais da categoria até 78 kg. Sentado na arquibancada junto com a comissão técnica, o ex-judoca saiu do seu […]

Por Da Redação |
Veja.com

Veja.com

Aurélio Miguel, primeiro campeão olímpico da história do judô brasileiro, revelou nesta quinta-feira à AFP como ajudou a jovem Mayra Aguiar a se motivar para conquistar o bronze nos Jogos Olímpicos após ter sido derrotada nas semifinais da categoria até 78 kg.

Sentado na arquibancada junto com a comissão técnica, o ex-judoca saiu do seu lugar para correr até o espaço onde Mayra lutaria pelo pódio após ter perdido para a americana Kayla Harrison.

“Quando ela perdeu, fiz questão de correr de onde eu estava para falar com ela porque sabia que numa situação dessas a pessoa sai arrasada. Se você se deixa abater, acaba nem lutando direito na disputa pelo bronze”, explicou Aurélio Miguel que conquistou a medalha de Bronze em Atlanta-1996.

“Falei para ela esquecer o ouro e se concentrar para levar o bronze para casa. Foi exatamente o que meu técnico da época, Geraldo Bernardes, me falou em Atlanta. Ficou gravado na minha memória”, lembra o ex-campeão.

“Quando cheguei, vi que ela estava bem abatida mas falei: ‘esquece, agora você vai conseguir o bronze, que é importante para sua carreira e para o Brasil. Levanta e vai com tudo que você vai ganhar”, relata.

Continua após a publicidade

Antes de subir novamente no tatame para enfrentar a holandesa Marhinde Verkerk, Mayra também recebeu o apoio de Leandro Guilheiro, que viveu situação semelhante na terça-feira, mas não conseguiu ganhar o bronze. O resultado veio com a rápida vitória da brasileira que aplicou um ippon espetacular na adversária para garantir a medalha.

“A ajuda do Leandro também foi fundamental porque, como eu, ele também passou por isso. Só quem viveu sabe o que acontece na cabeça da pessoa”, disse Aurélio Miguel, que ficou “super feliz e emocionado com a vitória dela”.

O ex-campeão de Seul também disse que espera um bom desempenho do peso-pesado Rafael Silva, que entra em ação amanhã, para o último dia de competição do judô em Londres.

“Rafael Silva também tem todas as chances de subir no pódio, vai depender de como ele administra a pressão psicológica de disputar a primeira Olimpíada”, opinou.

Com o pódio de Mayra Aguiar, o Brasil soma quatro medalhas na capital britânica, três no judô, com o ouro de Sarah Menezes e o bronze de Felipe Kitadai, e uma na natação, com a prata de Thiago Pereira.

Continua após a publicidade
Sair da versão mobile