Placar - O futebol sem barreiras para você

Bruno Guimarães critica Conmebol por rigor em punições por atraso

Volante disse que entidade precisa ‘se preocupar com coisas mais importantes’ do que monitorar volta das equipes para o segundo tempo

Por Klaus Richmond e Leandro Quesada |
Titular, Bruno Guimarães não poupou medida da entidade sul-americana - Frederic J. Brown/AFP

Titular, Bruno Guimarães não poupou medida da entidade sul-americana - Frederic J. Brown/AFP

SAN JOSE (EUA) – O volante Bruno Guimarães, da seleção brasileira, subiu o tom contra a Conmebol, entidade sul-americana que organiza a Copa América, por conta do rigor em punições por atraso de jogadores e técnicos após o intervalo das partidas. Em entrevista coletiva concedida neste domingo, 30, no Hotel Signia by Hilton San Jose, o camisa 5 disse que a medida têm incomodado os envolvidos e gera temor envolvendo o técnico Dorival Júnior.

“A gente tem alguém que fica olhando o cronômetro [dentro do vestiário] para não deixar passar [a hora de retornar a campo], apesar de achar que a Conmebol tem coisa mais importante para se preocupar do que isso, mas é algo que foi passado para nós”, afirmou o jogador.

“Sabemos tudo o que isso pode acarretar e não queremos perder nosso treinador, que é um cara muito importante para gente. Estamos de olho, não queremos passar o tempo, então, quando está com 11, 12 minutos [no vestiário], já temos que sair correndo para o campo porque não queremos perder ninguém nessa nossa caminhada rumo a decisão”, completou

LEIA MAIS:

Segundo o regulamento da competição continental, a responsabilidade pelo atraso das equipes no retorno ao gramado é sempre do treinador. Na primeira ocorrência, ele pode ser advertido ou já suspenso. Na segunda, necessariamente suspenso.

Logo na estreia da competição, a Argentina de Lionel Scaloni foi multada por conta de um atraso de cinco minutos, ou seja, totalizando vinte para retornar de fato ao campo para a disputa do segundo tempo. A partida estava empatada sem gols.

“Enquanto eles estavam demorando, eu sei que estavam vendo vídeos e analisando como eles pretendiam jogar contra nós”, desabafou Jesse March, técnico do Canadá, em entrevista após a partida.

No último domingo, 30, foi a vez do técnico argentino Marcelo Bielsa também ser penalizada por conta de um atraso no retorno da partida do Uruguai, seleção que hoje dirige.

O Brasil enfrentará a Colômbia nesta terça-feira, 2 de julho, às 22h (de Brasília), no Levi’s Stadium, em Santa Clara. Os rivais lideram o grupo D com seis pontos, tendo vencido o Paraguai por 2 a 1 e a Costa Rica por 3 a 0.

Guia da Copa América e da Euro, com Rodrygo na capa – Reprodução/Placar

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.

Sair da versão mobile