Placar

Guia da Copa: Alemanha, Os onze da nação

Sensação nas últimas duas Copas do Mundo, quando apresentou ao planeta um futebol menos duro e mais bonito de ver, a Alemanha quer sair do quase em 2014. O objetivo é a taça. Sem levantar um troféu desde 1996, quando conquistaram o tricampeonato da Eurocopa, os alemães chegam fortíssimos. Com metade da equipe jogando no […]

Por Da Redação |
Alemanha vem ao Brasil para tentar conquistar seu quarto título da Copa

Alemanha vem ao Brasil para tentar conquistar seu quarto título da Copa

Sensação nas últimas duas Copas do Mundo, quando apresentou ao planeta um futebol menos duro e mais bonito de ver, a Alemanha quer sair do quase em 2014. O objetivo é a taça. Sem levantar um troféu desde 1996, quando conquistaram o tricampeonato da Eurocopa, os alemães chegam fortíssimos. Com metade da equipe jogando no poderoso Bayern de Munique, e um campeonato local cada vez mais competitivo e repleto de novos talentos, a seleção tricampeã do mundo é uma das mais temidas. Nas eliminatórias, teve o melhor ataque da Europa, com 36 gols. De frágil, apenas a defesa, no avesso do que nos acostumamos a esperar da Alemanha. Num recente episódio da série animada americana Os Simpsons, a equipe de Müller, Özil e Götze venceu a final. Desculpe-nos pelo chavão, mas a vida imitará a arte?

O CRAQUE

Mesut Özil

25 anos • Arsenal (Inglaterra)

Neto de turcos, tornou-se um símbolo da luta contra o preconceito em relação aos imigrantes no país. E vem conquistando os alemães graças à sua visão de jogo acima da média e à precisão de seus passes. A facilidade com que coloca os companheiros na cara do gol impressiona. Nas eliminatórias para 2014, calou os críticos que o acusavam de ter medo de arriscar chutes ao gol: marcou oito vezes.

JOGOS

FIQUE DE OLHO

Mario Götze

22 anos • Bayern de Munique (Alemanha)

Apelidado de “Götzinho” (uma fusão de seu nome com o de Ronaldinho) pelos dribles e pelo estilo brasileiro de jogar, enfureceu a torcida do Borussia Dortmund, em que brilhou, ao trocar a equipe pelo todo-poderoso Bayern de Munique.

DESEMPENHO EM COPAS

17 Copas, 98 jogos: 60 vitórias

19 empates

20 derrotas

Continua após a publicidade

MELHOR PARTICIPAÇÃO

Campeão (1954, 1974, 1990)

RANKING FIFA

2º lugar

CONTRA O BRASIL EM COPAS

1 jogos: 1 derrota nenhum gol a favor

2 gols contra

TIME-BASE

Esquema tático: 4-2-3-1

TREINADOR

Joachim Löw, 54 anos

Está há oito anos no cargo e foi decisivo na renovação do futebol alemão. O título selaria um trabalho vitorioso.

Esta reportagem faz parte do Guia da Copa de VEJA.

Para ler outras reportagens baixe grátis a edição especial no IBA,

no tablet ou no iPhone.

Continua após a publicidade
Sair da versão mobile